Efeito Iceberg nas palavras-chave: como não deixar seus anúncios do Google Ads naufragarem

Fazer uma gestão contínua e eficiente da conta do Google Ads é uma das principais práticas para uma boa performance nos anúncios.

Dentro dessa gestão, ocorre o planejamento e gerenciamento das palavras-chave, essenciais para que as campanhas estejam alinhadas ao perfil do usuário desejado. 

E quando a gestão das palavras-chave é superficial, sem cuidado na escolha da correspondência, estrutura de conta mais adequada, entre outros fatores, prejudica a estratégia de mídia paga. E é aí que a profundidade emerge e traz consequência à la Titanic.

Para não deixar que o Efeito Iceberg pegue a sua conta desprevenida, vamos explorar esse conceito, como ele ocorre na sua conta de Google Ads e como evitá-lo.

Vamos lá?

O que é o Efeito Iceberg

O Efeito Iceberg é um termo que pode ser utilizado para descrever, na verdade, qualquer prática que não explora a profundidade necessária, resultando em um cenário de caos.  

Na mídia paga, e mais especificamente no Google Ads, o conceito é aplicado ao uso das palavras-chaves e sem um acompanhamento profundo, criando assim, uma limitação sobre o que realmente está acontecendo abaixo da superfície

Mas, calma. Temos em mãos tudo o que você precisa saber para gerir suas palavras-chave de ponta a ponta, do fundo ao topo.

Como o Efeito Iceberg ocorre no Google Ads 

O efeito iceberg nessa rede de anúncios ocorre em campanhas que contém palavras-chave anunciadas utilizando correspondência de frase ou correspondência ampla

Em ambos os casos, o Google irá exibir anúncios para buscas que não são exatamente iguais às palavras-chave configuradas. 

Por exemplo, ao anunciar para "software de marketing" em correspondência ampla, seus anúncios poderão ser exibidos para usuários que pesquisaram por "Curso Hubspot Marketing". 

Dessa forma, quando olhamos para os resultados de um conjunto de anúncios analisando apenas os números à nível de palavra-chave, temos a visão de apenas uma parte da história - a ponta do iceberg

Mas o que realmente é valioso para operação de marketing é o que está contido na parte mais profunda da keyword, os "termos de pesquisa" - a parte submersa do iceberg.

Vamos exemplificar com a tabela abaixo:

Tabela comparativa entre palavras-chave e termos de pesquisa em cliques e conversões para exemplificar o efeito iceberg no google ads
Tabela comparativa entre palavras-chave e termos de pesquisa em cliques e conversões

Ao analisar a palavra-chave "Software de Marketing" de forma superficial, podemos concluir que ela gerou 10 cliques e 2 conversões. 

Porém, quando olhamos para os resultados desta mesma palavra-chave de uma forma mais profunda, utilizando o relatório de search terms ou termos de pesquisa, fica claro que o termo que gerou o resultado de conversão foi a exata busca para "CRM de Marketing".

Enquanto isso, o termo "Curso de Hubspot" obteve apenas cliques desqualificados que não resultaram em conversão.

Como evitar o Efeito Iceberg no planejamento de palavras-chave?

Além de entender como e quando usar as estruturas de conta, dominar profundamente a sua estratégia e entender o seu funil etapa a etapa, separamos algumas dicas de como evitar o Efeito Iceberg. 

Higienize sua conta do Google Ads

A higienização é uma limpeza de termos de pesquisa que deve ser feita uma vez por semana na sua conta. 

Se você apenas deixar a plataforma acumulando termos irrelevantes e até prejudiciais, a sua performance diminui e seu custo se eleva. Por isso, esses termos “bêbados”, isto é, que não são alinhados ao seu produto e ao seu público, são negativados através dessa higienização.

E não é só a correspondência ampla que acumula termos de pesquisa, a de frase também pode trazer alguns termos bêbados

Um exemplo bastante simples é: para uma empresa de aluguel de carro, um termo prejudicial seria “comprar carro”. Logo, esse termo deve ser negativado porque está desalinhado com a proposta da empresa e só trará cliques desqualificados.

Veja oportunidades em termos de pesquisa e no Planejador de Palavras-chave

Nem todos os termos de pesquisa relacionados às suas palavras-chave são ruins. Na verdade, você pode encontrar boas oportunidades de otimizar suas palavras-chave a partir do que os usuários estão buscando.

Você pode descobrir que está perdendo a chance de mostrar seus anúncios a usuários que buscam de uma forma diferente, mas que no final das contas é a mesma intenção de busca. 

Imagine, por exemplo, uma empresa que vende consultoria financeira e utiliza como palavra-chave “consultoria financeira em Curitiba”. Porém, os termos de buscas apontam “consultor financeiro em Curitiba” como uma palavra-chave de maior volume de busca. Então, essa empresa pode adotar esse termo já que faz sentido para a sua estratégia.

Outra dica é utilizar o Planejador de Palavras-chave. A ferramenta proporciona uma visão geral das palavras-chave, como CPC, tendências de busca, volume de busca, etc. Ter essas informações traz ideias de palavras-chave e em quais é melhor investir.

Conclusão

Para não afundar, basta aprofundar. Paradoxo, sabemos, mas garantimos que quanto mais sólida e completa for a sua análise de conta, maiores são as chances dos seus anúncios ramparem e serem mais competitivos no leilão.

O segredo é não abandonar a estratégia da conta e gerir de perto, acompanhando as oscilações de custo, tendências que influenciam no comportamento de busca do seu público-alvo, realizando a higienização semanalmente, etc.

Também não esqueça de relacionar as análise da sua conta com o seu funil para ter resultados ainda melhores. 

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa