A conta do Google Ads é como a sua casa: se você não limpar, fica suja.

A diferença é que, ao invés de poeira, a conta do Google acumula palavras-chave irrelevantes ou até prejudiciais para a sua campanha, alto custo e baixa performance.

No geral, todas as mídias possuem uma higienização a ser feita. No caso do Google Ads, essa limpeza é muito pela negativação de palavras-chave.

Por isso, neste texto, a gente preparou um passo a passo de como fazer a negativação de termos para nada passar batido nessa etapa tão importante da gestão das suas campanhas.

Vamos lá?

O que é higienização de conta para negativação de palavras-chave e por que é essencial?

A higienização de conta é um conceito geral para todas as otimizações que podem - e devem - ser feitas nas plataformas de anúncio. 

Tais otimizações incluem um checklist de pontos importantes para análise, como Impressões, CTR, Cliques, CPC, Taxa de conversão, Índice de qualidade, etc.

Essas métricas podem dizer muito sobre a saúde das suas campanhas e as oportunidades que ela oferece. Para negativar palavras-chave, avaliar sua performance é um dos critérios fundamentais para decidir se faz sentido mantê-la ou não.

Outra razão para reavaliar o uso de algumas palavras-chave das suas campanhas é que elas podem ser irrelevantes, ou até derrubar a sua performance.

Por exemplo, se você está anunciando para o termo “software de gestão online” e o produto é um software de gestão sob demanda, você está perdendo dinheiro

Afinal, não há coerência entre o termo e o produto ofertado, já que a intenção de busca não é a mesma.

Ou, então, se você está anunciando para dois tipos de produtos diferentes, em campanhas diferentes, sendo um para e-book e outro para e-book grátis, não é interessante manter “e-book grátis” nas duas campanhas, se em apenas uma delas o produto é gratuito.

Além disso, dependendo do tipo de correspondência que você utiliza, o Google vai entregar seus anúncios para outros termos de busca além dos que você selecionou - isso só não acontece se você escolher o modificador de palavras-chave exato.

Assim, a tendência é que, sem uma manutenção de conta em dia, termos indesejados se multipliquem e elevem o custo das suas campanhas. Ninguém merece isso, né?

Outro aspecto essencial é a frequência da higienização. Essa prática precisa ser uma parte da sua rotina semanal. Nós, na verdade, recomendamos que você analise a conta 2 vezes por semana.

A higienização de conta para negativar termos nada mais é do que checar a conta para entender as interações dos termos, fazer um pente fino do que faz sentido e, o que não fizer, é preciso negativar.

O resultado dessa limpeza é um orçamento mais bem aplicado.

É válido lembrar que é possível fazer a higiene de palavras-chave também para displays, vendo os locais em que os anúncios foram impressos para que eles não apareçam em lugares que não tem nada ver.

Passo a passo de como negativar palavras-chave no Google Ads

No Google Ads, é possível negativar palavras-chave individuais ou grupos de palavras-chave nos anúncios.

Para visualizar as palavras-chave negativas em seus anúncios, você deve:

  1. Acessar o espaço de Termos de Palavras-chave

  1. Selecione a campanha a Campanha e o Grupo de anúncios desejados

  1. Filtrar o período desejado 

  1. Analisar as palavras-chave e suas performances

Independente de quantos termos negativos você irá adicionar às campanhas, o primeiro passo é entender quais palavras você quer restringir em seus anúncios. 

Assim, você saberá quais palavras-chave fazem ou não sentido para a sua campanha.

Feito isso, o passo a passo de como negativar palavras-chave consiste em:

  1. Exportar a lista de palavras-chave (recomendamos que seja em .csv Excel ou Planilhas Google)

  1. Filtrar os termos que deseja negativar e copie-os

  1. Vá até Palavras-chave negativas

  1. Cole as palavras negativas no campo em branco, adicionando palavras-chave negativas ou criando uma nova lista, ou usando lista de palavras-chave negativas já existente. Aqui, você também escolhe adicionar os termos apenas ao Grupo de anúncios ou em toda Campanha

  1. Feito isso, salve as alterações

Prontinho! Agora você já sabe como negativar as palavras-chave e a importância de olhar semanalmente para os termos de pesquisa das suas campanhas.

Conclusão

Esses ajustes podem até ser pequenos, mas muitos profissionais de mídia não dedicam tempo a essas análises e elas são uma virada de chave para a performance da conta.

Nossa recomendação é que você não se esqueça de constantemente higienizar suas campanhas, porque a consequência de uma falta de manutenção é o desperdício de orçamento em palavras-chave que não convertem.

Porque às vezes não é uma campanha nova e mirabolante que irá trazer resultados, mas sim a higienização e acompanhamento das campanhas, que faz você extrair ao máximo a performance dos anúncios com recursos que já estão nas suas mãos.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.

Georgia Nunes e Mariana Sanches

Mariana escreve os conteúdos da Traktor e Georgia é Coordenadora de Marketing e Performance na Traktor e responsável pela parte técnica deste texto.