3 formas de como a mídia paga pode ajudar nos desafios de marketing de grandes empresas

Toda empresa tem seus próprios desafios. Um dos aspectos que diferencia a dimensão de alguns desses desafios, no entanto, é o tamanho da empresa. Em grandes corporações, todas as áreas têm uma estrutura mais complexa, inclusive o marketing. E, com isso, os gargalos também são mais complexos.

Então, há uma necessidade enorme de que todos os canais sejam eficientes e se conectem entre si. A mídia paga, por sua vez, pode tornar esses canais mais eficientes.

Além disso, grandes corporações têm presença em diversas regiões, e é um desafio manter um território extremamente amplo de forma uniforme e harmônica. A principal razão para isso é que cada lugar tem sua própria identidade, cultura e comportamento de consumo. 

Por isso, é preciso fazer ajustes de estratégia a um nível mais micro. Aqui, a mídia paga também entra como uma facilitadora, já que consegue acessar cada região com uma possibilidade de segmentação específica.

Outra vantagem de investir em publicidade online como ferramenta estratégica do marketing é que, como corporates disputam com grandes players do mercado, pequenas otimizações do ponto de vista de business podem colocá-las na frente na concorrência.

Ou seja, grandes empresas estão num ambiente dinâmico, de alto grau de concorrência e performance, onde ajustes finos e assertivos podem ser causa grande impacto. Portanto, a mídia paga pode ser esse ajuste que ocupa o espaço que concorrentes não ocupam.

Enfim, muitos são os desafios enfrentados pelas grandes organizações para manter o negócio bem sucedido. Por agora, vimos como a mídia paga se encaixa como solução de alguns deles e, em seguida, vamos entender mais a fundo sobre como ela pode ajudar em 3 contextos que a maioria das corporates se deparam

Vamos lá?

  1. Apoiando a geração de demanda local

Como citamos na introdução, empresas de grande porte precisam pensar não só na estratégia macro do marketing, como também nas micro ações para atender às necessidades de cada região em que a marca está presente. 

Questões a serem levantadas aqui vão desde o mapeamento detalhado do cliente local até seus costumes e comportamentos que influenciam a interação e conexão desse público com a marca.

Entre outras ferramentas de marketing, como ativações nos pontos de venda e publicidade offline no geral, temos o marketing digital, que traz uma condição de penetração e capilaridade mais interessante para a geração de demanda local.

Pegue como exemplo uma indústria automobilística que possui diversas concessionárias espalhadas pelo Brasil. Como gerar a demanda necessária para cada uma dessas lojas a fim delas darem o retorno necessário? A mídia paga pode apoiar essas lojas locais por meio da geração e captura de demanda online.

E, mesmo com todo o esforço robusto de mídia offline e até orgânica no digital sendo fundamental, a mídia paga tem um fator essencial: o fator velocidade. E não só para atingir alta performance.

Se os anúncios de determinada região não estiverem performando bem, por exemplo, é possível fazer ajustes rápidos que levam a respostas rápidas, resultando em uma perda de dinheiro pouco expressiva, principalmente se comparado à mídia offline.  

  1. Como apoio em eventos e feiras

Eventos e feiras de negócios são canais que somam expressivamente aos resultados financeiros de uma grande corporação. 

Com a publicidade online, o retorno do investimento (ROI) pode ser maximizado, uma vez que o investimento nesse canal diferencia a empresa dos concorrentes.

Junto com a ativação de marca feita para o evento (como brindes, interações com os visitantes, stand, etc), os anúncios específicos do evento são um fator de diferenciação entre os demais players e uma excelente forma de tornar a experiência dos stakeholders mais positiva e omnichannel

Por exemplo, anúncios no Waze podem convidar pessoas que estejam passando pelo local do evento ou feira para conhecer o stand, ou anúncios no Facebook podem chamar atenção do ICP (Perfil de Cliente Ideal) da marca. No caso de enterprises, campanhas de ABM podem ser desenhadas para impactar determinado stakeholder também. Enfim, as possibilidades são muitas.

Portanto, a mídia paga pode ser um upgrade na estratégia de ativação de marca em eventos e feiras de negócios, convidando mais pessoas a irem até o stand.

  1. No lançamento de novos produtos

Não é incomum que corporates queiram expandir os horizontes, porque já possuem um mercado bem consolidado. Uma maneira de expandir os negócios pode ser lançando um novo produto e, dependendo do tipo de produto, a mídia paga pode servir de alavanca para o seu lançamento

Os anúncios para o lançamento de um novo produto podem trazer a tração inicial e expansão com o apoio de testes que levem a empresa a uma direção de canal e argumento ideal, além do remarketing, que pode ser usado para uma base de clientes, a fim de validar a aderência do novo produto em públicos já existentes.

Certamente, não é em todos os casos que a mídia paga será o canal principal para o lançamento de um novo produto, tampouco pode fazer sentido em alguns cenários. 

Empresas de grande porte possuem um histórico e conhecimento robusto das estratégias de marketing que trazem mais resultado e a publicidade online pode, por vezes, vir em um segundo momento do ciclo de vida do produto, e não necessariamente no lançamento.

Conclusão

 

Esses são apenas alguns desafios de marketing que podem ser apoiados pela mídia paga em algum nível - o que dita o quão protagonista esse canal será vai desde cultura da empresa até as características de negócio da empresa.

Organizações B2C, como uma indústria de cosméticos, com certeza tem um leque maior de possibilidades com a mídia paga do que certas empresas B2B, como uma indústria de peças para avião, por exemplo. 

No entanto, um fator comum entre todas as grandes empresas é que o marketing pago costuma funcionar de forma mais complementar do que como canal de aquisição principal

De qualquer maneira, as vantagens são claras: a mídia paga é capaz de reduzir o tempo de reação em cenários de baixa performance, trazer mais capilaridade para que a marca tenha um alcance específico e outras vantagens que variam de empresa para empresa.

No fim das contas, é um canal que deve ser considerado em algum momento por toda corporate.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.