Todo anúncio precisa de um bom motivo para existir e uma boa estratégia para trazer resultado. Até aqui, todos concordamos. 

E um dos primeiros passos é definir um objetivo de campanha dentro da plataforma de anúncios. 

Isso pode ser um passo simples, mas crucial para a performance. Ainda mais em uma plataforma tão relevante para muitos negócios como o Meta Ads.

O problema é que você se depara com 6 opções diferentes no Meta Ads, e nem sempre seu objetivo parece se encaixar em algum deles.

Por isso, no texto de hoje, vamos te ajudar a entender melhor cada um desses objetivos e escolher o melhor para o seu contexto de uso.

Vamos lá?

O que são objetivos de campanha e por que é importante entender cada um deles?

Dentro do mundo dos anúncios online, os objetivos de campanha são uma etapa importante para criação de campanhas, não é mesmo?

Assim como no Google Ads, o Meta Ads exige que você defina o motivo pelo qual a sua campanha deve existir - ou seja, onde você quer chegar com ela. 

E as razões de ser da sua campanha podem variar entre:

  • Dar visibilidade à marca;
  • Atrair mais tráfego para o site ou Landing Page;
  • Criar interação entre o público-alvo e a marca;
  • Vender produtos/serviços online;
  • Atrair pessoas para a loja física.

O Meta Ads possibilita você trabalhar com esses diferentes objetivos e, se configurado corretamente, te ajuda a aumentar a possibilidade de alcançá-los.

Isso é possível pois os objetivos de campanha são uma forma de você direcionar a inteligência do Meta Ads para uma meta específica, considerando o modelo de negócio, produto/serviço e objetivo da marca.

Para esse texto, vamos explorar os 6 objetivos atuais e falar especificamente de cada um deles e como atuam na tomada de decisão.

Ao entender o melhor objetivo de campanha para a sua estratégia, você garante que a campanha está alinhada com o resultado esperado por você. 

Afinal, cada objetivo trará um resultado. Mas nem sempre o objetivo do negócio será o objetivo de campanha.

Quais são os objetivos de campanha no Meta Ads?

O Meta Ads possui atualmente 6 objetivos de campanha. 

Apesar de não possuir mais o modelo de separação dos objetivos pelo funil de vendas, é importante para você visualizar os objetivos através de um olhar mais macro: topo, meio ou fundo de funil. 

Ou seja, em qual etapa do funil o público-alvo da sua campanha está?

Essa parece uma pergunta com resposta fácil, mas é preciso considerar não apenas a sua intenção ao criar a campanha, como também a forma que o target se comporta e como é o seu mercado.

Com essa pergunta respondida, você pode definir seu objetivo de campanha. Então agora vamos conferir quais são elas.

Reconhecimento de marca

O próprio nome já diz: esse tipo de objetivo busca tornar a marca visível para usuários-alvo através da campanha. 

Com isso, se o seu intuito é fazer as pessoas lembrarem da empresa e atingir um maior número de pessoas com seus anúncios, esse é o seu objetivo

Outras métricas que entram aqui são as de alcance, otimizando a quantidade de pessoas do seu público-alvo e o número de vezes que elas veem seu anúncio, de acordo com o seu orçamento.

Inclusive, o Reconhecimento de marca possui uma métrica que estima o quão memorável é o seu anúncio. 

A métrica de estimativa de incrementabilidade na lembrança do anúncio (pessoas) mensura a quantidade de pessoas estimadas que se lembrariam do seu anúncio se perguntadas sobre ele em até dois dias.

Dessa forma, o Meta Ads consegue entregar um valor quantitativo do reconhecimento que seu anúncio - e a marca - tem. 

Além disso, com esse objetivo de campanha você pode maximizar o alcance ou as impressões durante todo o período em que os anúncios estiverem rodando, e segmentar por localização

Isso faz com que o seu alcance seja mais assertivo e direcionado nas regiões certas.

Esse objetivo é interessante caso você esteja trabalhando com:

- Marcas que querem se manter no topo;

- Marcas que querem maior alcance do público-alvo de forma rápida;

- Marcas que desejam impactar mais de uma vez o lead;

- Lançamento de novas marcas/empresas;

- Lançamento de novos produtos/serviços.

O motivo é que o reconhecimento de marca é uma boa estratégia para a necessidade de entrada de mercado ou de reforço da notoriedade da marca.

Por isso, pode ser um bom caminho para geração de leads de topo de funil.

Porém, um ponto de atenção quanto a esse objetivo é o CTR, que tende a ser mais baixo, uma vez que ele não mensura se os usuários irão criar interação ou não com o seu anúncio, além de não levar em conta as interações passadas.

Tráfego

O Tráfego leva os usuários do anúncio para o site, Landing Page, ligação por telefone, aplicativo, etc. Enfim, esse objetivo leva o público-alvo a um destino de tráfego.

Ele é utilizado quando a sua intenção é aumentar o número de visitantes do site, por exemplo. Mas engajamento com o conteúdo não é o único motivo para usar esse objetivo. 

O Tráfego também pode ser uma boa estratégia para negócios que têm difícil entrada no mercado.

Então, quando você precisa que o público em questão conheça melhor a empresa e suas soluções, vale a pena investir em uma campanha que direcione os potenciais clientes para uma página onde eles podem saber mais sobre a marca.

Aqui, a cobrança no orçamento são pelos cliques no link da URL de destino.

Você também pode se interessar por Lookalike: a arte de multiplicar leads qualificados com a sua própria base

Engajamento

Esse objetivo prioriza que o seu anúncio ou a Página do Facebook no Meta sejam vistos e tenham o maior número de interações possíveis

Essa interação considera curtidas, compartilhamentos e comentários na publicação.

O Engajamento otimiza a performance dos seus anúncios e possui “sub-objetivos”, que são:

  • Turbinar a publicação
  • Promover Página
  • Aumentar a participação em um evento na Página

Ambas envolvem interações, mas cada uma de sua forma específica.

O objetivo de Engajamento é recomendado para quem quer atingir maior performance com os anúncios e gerar interações com o público-alvo.

Ele pode muitas vezes estar relacionado a um objetivo de marca ou a estratégias de viralização de conteúdo. 

Por fim, vale ressaltar que esse objetivo funciona melhor se o seu público é muito engajado com a plataforma, como pessoas com mais de 50 anos de idade no Facebook, ou um público mais jovem no Instagram. 

Cadastros

Cadastros tem por finalidade gerar contatos para a empresa. 

Esse objetivo de campanha é bastante amplo, pois o cadastro pode ser desde uma newsletter até um o cadastro de um formulário de uma Landing Page fundo de funil. 

Assim, dá para usar com criatividade e para mais de uma etapa do funil de vendas. 

Por exemplo, se a empresa quer que seus leads interajam mais com seus conteúdos porque isso ajuda eles a chegarem mais qualificados e quentes para a equipe de vendas, Cadastros é uma boa escolha para campanhas de inscrição para receber materiais ricos. 

Já se a empresa quer aumentar a base de leads de vendas através de um formulário, esse objetivo servirá muito bem também.

O interessante desse objetivo de campanha também é que o esforço do usuário para preencher o cadastro é mínima, já que o formulário é preenchido dentro do próprio Meta Ads. 

Então, a plataforma não joga o lead para outra página, facilitando a conclusão da ação.

E até por isso a recomendação de uso desse objetivo é para empresas que tenham um time comercial que possa trabalhar com a exportação da base de cadastros para, depois, realizar o contato com esses leads. 

Aqui, é legal definir a complexidade do negócio e qual caminho seguir. Por exemplo:

  • Se o negócio for mais complexo, com maior ciclo de venda, vale a pena jogar o lead para uma LP, na qual ele terá mais informações da marca antes de preencher um formulário
  • No caso do negócio ser mais difundido, com menor complexidade de venda, faz sentido usar direto o formulário do Meta Ads

Promoção do Aplicativo

Esse objetivo permite que você promova o aplicativo no Meta Ads. Esses aplicativos podem ser gerenciadores de tarefas, jogos, aplicativo de uma loja, de gestão pessoal, etc.

Caso você queira que os usuários baixem ou interajam com o aplicativo, basta escolher esse objetivo.

Com ele, você pode mensurar o número de instalações realizadas do app e outros eventos. 

Mas, para isso, a plataforma pede para que seja implementado o SDK, que é um trecho de código que deve ser inserido dentro do aplicativo com a finalidade de rastrear os eventos. Como um pixel, sabe?

E, sem o SDK implementado, as mensurações serão limitadas.

Por isso, recomendamos que seja realizada a sua implementação para medir melhor os resultados desse objetivo.

Vendas

Ao fundo do funil, temos o último objetivo de campanha que é Vendas. Esse objetivo entrega os leads que têm maior chance de realizar uma conversão de vendas na empresa. 

Os negócios que mais têm sucesso com esse objetivo de campanha são e-commerces, já que o direcionamento é para o catálogo de produtos/serviços. 

Agora, nós sabemos que muitas empresas vão sedentas escolher o objetivo Vendas. Mas, acredite ou não, ele pode não ser a melhor escolha para quem quer vender. 

Isso porque em negócios mais complexos, como já dito antes, a jornada de compra é mais longa e dificilmente o objetivo de campanha Vendas irá converter o seu lead para cliente. 

Por vezes, vale mais a pena utilizar, por exemplo, o objetivo de Tráfego.

Mas esse é apenas um exemplo de como certos objetivos tendem a ser aderentes a certos modelos de negócio. Não é uma regra e é importante que isso fique claro.

Conclusão

A moral da história com a escolha do melhor objetivo de campanha para seus anúncios é: entender além da publicidade

Não são somente as métricas e objetivo dos anúncios que importam, mas também, e em primeiro lugar, os aspectos do negócio.

É preciso que haja um alinhamento entre publicidade e business para definir o melhor objetivo de campanha no Meta Ads e, mais do que isso, definir a melhor estratégia para concretizar o resultado que se deseja. 

Por exemplo, para e-commerce, há a tendência de que os melhores objetivos de campanha sejam mais fundo de funil, como Vendas e Promoção de Aplicativo.

Já em modelos de negócio de geração de leads B2B, temos objetivos mais topo e meio de funil, como Cadastros e Reconhecimento de marca, que envolvem uma maior exploração da jornada do cliente. 

Isso porque modelos de negócio B2B geralmente têm uma maior complexidade de vendas, fazendo com que o funil seja mais extenso. 

Em resumo, é importante entender, para início de conversa, se o negócio realmente tem aderência com o Meta Ads. 

Porque se estivermos falando de um produto/serviço pouco difundido com um ticket médio alto, será que vale a pena? 

Então, avaliar se o público-alvo está na plataforma e, depois, como impactá-los.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.

Pedro Sousa e Mariana Sanches

Mariana é escreve os textos da Traktor e Pedro é Analista de Mídia e responsável pela parte técnica deste texto.