Os investimentos de mídia paga online estão previstos para alcançar US$ 565.80 bi em 2022 (Digital Advertising - Worldwide, Statista).

Esse dado só reforça a notoriedade e importância que ter seu espaço dentro do universo digital é fundamental para uma marca que quer ser conhecida, valorizada e desejada.

E as possibilidades de anunciar na internet são vastas. Dentre as mais comuns, temos o Google Ads e Meta Ads. 

Mas essas não são as únicas e podem não ser as mais indicadas para o seu negócio

Por isso, neste artigo, você vai descobrir as oportunidades de anunciar em redes que fazem sentido para a sua empresa e para a sua estratégia. Conheça as principais características de cada rede de anúncio e quais são os principais públicos que as utilizam.

Para começar, precisamos entender que a tomada de decisão de anunciar em uma ou outra plataforma de anúncios não começa pela escolha de um canal em si, mas pelas variáveis que existem no seu negócio.

Se você ainda não faz anúncios e quer começar acertando, nós contamos aqui como escolher a melhor rede de anúncios para o seu negócio.

Agora, vamos entender quais são as principais redes de anúncios, os cenários em que mais trazem resultado e uma estimativa de investimento com o indicador $ em cada uma delas.

Tipos de redes de anúncio

A forma mais simples de dividir as redes de anúncio é pela forma que elas entregam os anúncios.

Existem 2 principais formas de entrega:

- Entrega de anúncio pela busca que o usuário realizou

- Entrega de anúncio pelo perfil do usuário que utiliza a rede

Para organizar as ideias, vamos utilizar essa divisão para apresentar as redes de anúncio e suas formas de funcionamento. 

A entrega com base em buscas

Na entrega com base em busca, os usuários têm maior propensão a realizar uma ação - seja uma compra, um preenchimento de cadastro, uma solicitação de contato, etc. 

Por conta dessa característica, redes de anúncio com entrega com base em buscas normalmente são um bom ponto de partida para começar campanhas nas mídias pagas. 

Entretanto, para um negócio ter fit com esse tipo de rede de anúncio é necessário que o produto/solução oferecida já seja conhecida ou já desperte interesse do público

Isso torna essa rede pouco interessante caso esteja trabalhando com produtos inovadores de baixo reconhecimento do público.  

Alguns negócios que se beneficiam dos anúncios em buscadores são:

  • E-commerce: o e-commerce tem grandes vantagens investindo em anúncios nos buscadores, já que os termos de busca dos leads costumam ser mais fundo de funil, isto é, com uma intenção de compra.
  • EAD: o EAD se beneficia ao anunciar nos buscadores pelo mesmo motivo do e-commerce. A tendência dos usuários que buscam por termos relacionados a cursos é que já tenham uma finalidade de compra.

Entretanto, se o ciclo de venda do produto/solução for longo, faz sentido levar o lead para uma Landing Page e fazer o trabalho de nutrição antes da venda.

Resumindo, se o seu target tem uma dor latente e está pesquisando como resolvê-la, mostrando uma intenção clara, anunciar em buscadores faz muito sentido para a sua empresa.

E por falar em buscadores, vamos comentar mais sobre eles.

Google Ads - Search, App e Youtube

Dentro do Google Ads, temos diversos tipos de anúncios que podem ser explorados. 

Porém, quando falamos em redes de pesquisa - onde usuários buscam ativamente -, temos o Search e as redes de pesquisa do Youtube Search e App. Vamos chamá-los assim.

Search

A rede de pesquisa do Google - ou Search - é o principal buscador da internet. A estimativa em 2019 era de mais de 5 bilhões de buscas realizadas por dia no Google. 

Então, imagine a diversidade de intenções, negócios e localidades que o Google possibilita dentro da sua rede de pesquisa. 

Ou seja, o Search funciona para a maioria dos negócios. Dizemos a maioria porque em alguns casos de produtos ou serviços muito específicos com baixa demanda, ou até mesmo de soluções muito novas no mercado, não faz tanto sentido.

A razão disso é que a demanda vinda ativamente dos usuários é imprescindível para o sucesso do anunciante nessa rede de pesquisa.

Uma boa para Search é criar anúncios bem direcionados que casem com a intenção e termo de busca do seu público-alvo

Além do mais, tenha uma página de destino coerente com a expectativa do usuário

Estimativa de investimento: $$

App

Campanhas de App nada mais são que anunciar o seu aplicativo nas redes de anúncio do Google. 

Isto é, o seu anúncio de app aparece não somente no Search, mas em toda rede Google. 

Esse anúncio funciona muito bem no contexto de lançamento do seu aplicativo, no qual você tem como objetivo, por exemplo, aumentar o número de downloads do seu app. 

Também funciona bem para usuários que já utilizam seu app, mas que você quer otimizar o número de eventos que eles realizam no aplicativo, como engajamento ou compras.

Estimativa de investimento: $

Youtube

O Youtube é o segundo site com maior tráfego da internet, perdendo apenas para o próprio Google.

Na mesma linha do Search, o buscador do Youtube é um excelente canal para termos de busca que são mais específicos, porque, mais uma vez, os usuários geralmente têm uma intenção clara do que estão buscando e o que desejam encontrar.

Dentro os diversos formatos de anúncio no Youtube, os anúncios em vídeo In-feed aparecem nos resultados de busca ou nos vídeos relacionados.

Esse formato também é usado como entrega com base no perfil do usuário, mas falaremos disso mais pra frente.

Estimativa de investimento: $

Bing Ads - Search

O Bing Ads é a rede de anúncios do Bing e apresenta funções bastante parecidas com o Google Ads. 

No entanto, você já deve saber que aqui as buscas são menores do que no Google. 

As semelhanças entre o Search do Bing e do Google são tantas que é possível importar campanhas do Google Ads para Bing Ads. 

Assim dizendo, você pode utilizar as mesmas campanhas de anúncios em ambas as redes de pesquisa.

Uma vantagem pouco observada do Bing Search é que o custo por clique (CPC) é menor, e isso se deve ao menor número de tráfego nesse buscador. 

Estimativa de investimento: $

A entrega com base em perfil

Se na entrega com base em buscas a entrega temos um comportamento mais ativo do usuário, na entrega com base no perfil os usuários têm um comportamento mais passivo. Ou seja, eles não estão nesses canais para procurar por um produto/serviço de forma proativa.

Isso significa que toda a sua estratégia de argumentação e criativos será voltada para captar a atenção e o interesse do seu público-alvo, sem que eles estejam à procura ativa da sua solução.

Exemplos de negócios que tem mais fit com canais de entrega com base em perfil:

  • E-commerce: aqui está ele de novo. Esse tipo de negócio se encaixa com diversas redes de anúncio por ter uma baixa complexidade de negócio

Afinal, se uma pessoa for impactada com um anúncio de um lindo tênis, há grandes chances dela acessar o site e realizar a compra.

  • Negócios B2C ou B2C/B2B: geralmente, negócios que têm como público-alvo o cliente final - isto é, a pessoa física - tem mais chance de resultado

Por exemplo, imobiliárias, agências de turismo e empresas que possuam um apelo visual em seus produtos/serviços.

O motivo disso é que algumas redes de anúncio com essa característica de demanda empurrada tendem a usar estratégias de argumentação para que os usuários não pensem muito para tomar uma decisão de compra.

Mas vale sempre ressaltar que nem todas as redes de anúncio são para um nicho específico ou outro. Como já vimos no começo deste texto, olhar para o contexto é muito importante.

Vamos aos tipos de redes de anúncio que entregam com base no perfil.

Google Ads - Youtube e Display

É de se perceber que o Google Ads tem um complexo de redes de anúncio que abrange os dois tipos de demandas. No caso do Youtube, isso fica ainda mais evidente.

Youtube

O Youtube possui várias possibilidades de segmentação por perfil. 

Por exemplo, pessoas que demonstram interesses em determinados vídeos mais do que em outros.

Além disso, a plataforma também consegue fazer restrições demográficas.

Os formatos de anúncios vão desde anúncios de vídeos até somente de texto.

Temos aqui os anúncios in-stream puláveis, não puláveis e In-feed. 

Como pode ver, existem possibilidades de diferentes tipos de formato, mas a entrega no geral acontece de acordo com perfil demográfico e/ou canais assistidos.

Estimativa de investimento: $$$

Display

A rede de Display do Google Ads, a qual abordaremos mais aqui, é muito vantajosa para alcançar o seu público-alvo mesmo que ele não esteja buscando ativamente pela sua marca ou pelo seu produto/serviço.

Para você ter uma ideia, são mais de 35 milhões sites e aplicativos (dentro da propriedade do Google) para explorar e impactar pessoas e empresas.

Outra vantagem do Display é a segmentação que te permite ser bastante assertivo ao anunciar.

Negócios como e-commerce e imobiliárias são aderentes a esse tipo de rede, especialmente negócios B2C.

De maneira geral, quando o objetivo é volume, ou seja, quando você quer impactar uma grande audiência, o Display vale a pena. 

Já se o seu objetivo for captação de leads de qualidade, previsibilidade de vendas ou tiver de gerar alto valor ao seu target, não vale tanto assim. 

Mas, em todo caso, se você acredita que faz sentido, teste e avalie

Estimativa de investimento: $

Meta Ads 

O Meta Ads é uma das plataformas de anúncios mais conhecidas e mais utilizadas. Isso se deve ao grande alcance que possui e ao seu custo não ser tão alto se comparado às demais plataformas.

Dentro dela, podemos destacar 3 canais de anúncio: Facebook, Instagram e Native.

Facebook

Há quem diga que o Facebook não é mais um bom lugar para anunciar. Mas isso não é totalmente verdade.

A rede social ainda possui um público interessante para alguns negócios. 

E um dos benefícios do Facebook é justamente a segmentação precisa que você pode fazer para atingir o público certo. Ainda mais se você possui uma boa fonte de dados para trabalhar com Público Semelhante e conquistar leads qualificados.

Negócios B2B e B2C fazem sentido para anunciar nessa rede. Mas é importante lembrar que o direcionamento dos leads são diferentes para ambos os negócios.

Para B2B, normalmente os anúncios são de topo e meio de funil pela jornada do cliente ser mais longa e complexa.

Estimativa de investimento: $$

Instagram

O Instagram é semelhante ao Facebook no que diz respeito à segmentação e configurações para tornar o seu alcance mais qualificado.

Porém, no Instagram existem variações de anúncios no Story e no Feed. 

O que dita muito nessa rede social é a segmentação e abordagem do público-alvo

Por exemplo, textos mais curtos e objetivos convertem mais (textos com até 280 caracteres, de acordo com a própria ferramenta). 

Além disso, testar os criativos, suas cores e elementos são recomendações que fazemos.

Outra característica, tanto do Instagram como do Facebook, é que é possível levar o lead para diversos lugares:

  • Formulário nativo
  • WhatsApp (que é do Meta Ads)
  • Site ou Landing Page

Estimativa de investimento: $$

Native (Audience network native) 

O Native é uma opção de extensão do seu público-alvo selecionado no Facebook para uma rede de sites móveis e aplicativos parceiros.

Em outras palavras, você anuncia suas campanhas além do Facebook, mas também em outros domínios que possuem parceria com o Meta Ads.

Aqui é importante entender em quais sites móveis e aplicativos você irá anunciar e se tem coerência de usuários vs o seu público-alvo.

No Native você pode explorar anúncios nativos do Facebook, banner e intersticiais como formatos para a sua estratégia.

Estimativa de investimento: $$

LinkedIn Ads

O LinkedIn é conhecido como a rede na qual os negócios se encontram.

Mas, será que vale a pena investir no LinkedIn?

A resposta, que você deve imaginar, é: depende

Embora o LinkedIn tenha diversas formas de anunciar, esses anúncios não costumam ser tão chamativos e se confundem facilmente com as publicações orgânicas no feed, por exemplo.

Outro ponto é que essa rede social não possui tantos acessos se comparada às demais, como Instagram ou Facebook.

Por esse motivo, entender se esses acessos são qualificados para você é essencial para a decisão de investir ou não

Por exemplo, se o seu público-alvo são pessoas que atuam na área de RH, um dos principais públicos do LinkedIn, pode ser uma boa aposta.

A nível de comparação somente em termos de custo, o valor de investimento do LinkedIn é, no geral, maior do que em redes de anúncio como Google Ads ou Meta Ads. 

Já as vantagens do LinkedIn Ads é a variedade de formatos de anúncios. Você pode utilizar:

  • Conteúdo patrocinado
  • Mensagem patrocinada
  • Anúncio em conversa
  • Anúncio em mensagem
  • Anúncio em texto
  • Anúncio dinâmico
  • Anúncio em vídeo
  • Anúncio em carrossel

Uma das estratégias mais interessantes de utilizar na rede é o Account Based Marketing (ABM), pois é possível realizar segmentações super específicas chegando a entregar anúncios que conversem com apenas 1 empresa ou com um pequeno grupo de empresas que você define. 

Sobretudo, o LinkedIn Ads é sobre impactar pessoas certas, no lugar certo com a mensagem certa.

Estimativa de investimento: $$$$

TikTok Ads

O TikTok é a rede social mais popular do momento. Especialmente na pandemia, o aplicativo fez um boom e viraliza diversas danças, trends e resgata músicas antigas para o topo das mais ouvidas do mundo.

Claramente, não demorou muito para que o TikTok abrisse espaço para anúncios na plataforma.

Como estamos falando de uma rede social só de vídeos curtos, o que dá certo é conteúdo mais humanizado e dinâmico, que gera valor para quem assiste de forma rápida, utilizando situações do dia a dia de forma divertida e interativa.

Esse desafio pode fazer sentido para muitos negócios. Ainda mais se a sua empresa for B2C.

Já se a sua marca for B2B, usar o TikTok pode ajudar a sua empresa a criar mais conexão com os usuários, mesmo que seja cliente final. A estratégia aqui pode ser mais relacionada ao reconhecimento da sua marca do que à consideração ou decisão de compra.

Segundo o TikTok, 74% dos usuários dizem que a rede social tem inspirado eles a descobrir mais sobre determinado produto ou marca.

Portanto, vale a pena considerar o TikTok Ads como uma rede de anúncios para o seu negócio.

Estimativa de investimento: $$$

Twitter Ads

O Twitter é uma das maiores fontes de tráfego para se consumir informações e se consolida como uma rede social de criação e distribuição de conteúdo

Os seus anúncios funcionam através de leilões, como o Meta Ads ou Google Ads, com algumas diferenças. Por exemplo, no Twitter Ads o CPC varia de acordo com o segmento e site do anunciante. 

Mas nem tudo são flores: a plataforma pode não ser tão interessante se levarmos em conta o custo de anunciar nela. Isso porque ela é mais cara que o Facebook em termos de Ads e ainda não possui configuração de segmentação tão boa quanto.

O Twitter Ads possui os seguintes formatos de anúncio:

  • Anúncio em texto
  • Anúncio em imagem
  • Anúncio em vídeo
  • Anúncio em carrossel
  • Anúncio de moment (tweets que contam uma história)

A plataforma também possui o Twitter Audience Platform, que amplia suas campanhas de promoção de aplicativo para celular ou tráfego no site para o Twitter. 

Essa rede social é bastante aderente a negócios voltados principalmente para a tecnologia, marketing, nicho musical/podcasts e afins

Ou também para negócios que queriam alcançar mais a audiência gerando valor por meio de conteúdos.

Estimativa de investimento: $$$

Pinterest Ads

O Pinterest é uma plataforma muito visual. A rede social possui cerca de 400 milhões de acessos mensais, o que pode trazer visibilidade para a sua marca.

Principalmente se você quer explorar anúncios de imagem e vídeo. 

Alguns dos negócios que se encaixam mais com o Pinterest Ads são os segmentos de moda, arquitetura, artesanato e similares. Isso é devido ao grande apelo visual que as pessoas que usam essa rede social precisam.

Afinal, elas estão lá para isso.

Os dados da página de Ads do Pinterest mostram como o reconhecimento e descoberta de marca transmitido pelos seus anúncios pode ser um ponto forte

Estimativa de investimento: $$$

Waze Ads

O Waze é o maior aplicativo de mapas do mundo. Logo, é uma rede de anúncios interessantes para alguns negócios, especialmente B2C.

Com o Waze Ads, você pode se aproximar do seu público-alvo de forma criativa - aparecendo no mapa, por exemplo.

Por mais que os usuários estejam dirigindo, anunciar no Waze pode levar essas pessoas a conhecer a sua logo, descobrir a sua empresa e, invariavelmente, reconhecê-la de algum lugar.

O Waze possui alguns formatos de anúncio. Um deles é a própria rede de pesquisa, quando o usuário digita seu destino e pode ser impactado com a sua marca. 

Outros formatos são os outdoors digitais (também conhecido como Pin), as aquisições, que permitem aos usuários saberem mais sobre a sua empresa, e as setas/flechas, que exibem sua logo em placas de sinalização.

Um dos pontos fortes do Waze Ads, além do reconhecimento de marca e alcance de pessoas qualificadas, é levar esses potenciais clientes até a sua loja física

Por isso, pode ser interessante para restaurantes, cafeterias e estabelecimentos no geral que queiram angariar visitas.

Nessa plataforma, você define o seu orçamento.

Por fim, uma curiosidade é que o Waze foi comprado pelo Google em 2013, então o aplicativo faz parte do Google e é controlado por ele.

Estimativa de investimento: $$$

Spotify Ads

O Spotify é o aplicativo de streaming de música mais popular do mundo, e seus anúncios são um pouco diferentes.

Um dos formatos do Spotify Ads que se destaca é o anúncio de áudio. Com ele, você pode criar um universo de sons que impactam os ouvintes e ajudam a criar a intenção que você deseja com a sua marca. Aqui, você também pode inserir um link que leva para seu site, por exemplo.

Outros formatos incluem vídeo, playlist patrocinada, e display em diversas partes do aplicativo.

Recentemente, porém, o Spotify tem possibilitado o uso de anúncios durante os podcasts, tipo de conteúdo que ficou bastante popular nos últimos anos. 

Isso permite que você possa contextualizar sua marca com o assunto do podcast, gerando reconhecimento e consideração de marca.

É possível segmentar seu público-alvo e experiência premium do Spotify, e o melhor perfil de negócio para anunciar nesta rede é o B2C.

Estimativa de investimento: $$$

Criteo

O Criteo é uma plataforma de distribuição de anúncios em display. É similar ao display do Google Ads. 

Funciona muito bem para e-commerces, marketplaces, empresas de turismo e negócios com catálogos em geral.

O Criteo se utiliza do comportamento do público para exibir seus anúncios. Ou seja, os anúncios vão seguindo os passos digitais do seu lead a fim de impactá-lo com sua marca.

Na verdade, é uma forma de remarketing, e performa bem para empresas que tem como seu target o cliente final.

O Criteo leva em conta a jornada de compra do seu lead. Por exemplo, sabe quando você faz uma pesquisa no Google ou mostra interesse em algum produto ou serviço, e é impactado com ele em outro site?

Criteo é uma das plataformas que faz esse trabalho. Isso gera reconhecimento de marca e faz seu lead considerar sua solução, porque ela provavelmente é apropriada para ele.

Estimativa de investimento: $$$$$

Taboola

O Taboola é uma plataforma que utiliza anúncios nativos ou conteúdos que os usuários estão lendo para mostrar a sua marca - ou ao lado ou ao final do texto. 

Como o usuário está lendo um texto que já é de seu interesse, os anúncios do Taboola conversam bem com esse leitor.

Essa plataforma de anúncio é uma mídia paga de conteúdo, como se fosse o Criteo, mas em vez de imagem, são textos.

Sabe quando você está navegando em um site de notícias ou blog e ao final do conteúdo tem os “conteúdos relacionados”? Essa é a forma como os anúncios do Taboola aparecem para o seu público.

Essa rede funciona bem para usuários com dores mais amplas, como desejo de emagrecer, encontrar novos produtos para beleza, etc. Esses são exemplos de conteúdos aderentes à estratégia de anúncio do Taboola.

O negócio que faz mais sentido é o B2C, ainda mais se o seu produto/serviço utilizarem um viés mais apelativo na argumentação. 

Os anúncios podem levar o lead direto para o seu site de compra, ou para uma página que tenha conteúdo voltado para conversão - o famoso advertorial.

Estimativa de investimento: $

Conclusão

Essas são as principais redes de anúncio disponíveis na internet atualmente e vimos que cada uma delas tem suas próprias características, formatos, custo e benefícios. 

As redes de anúncio possuem algumas variáveis que contribuem para o custo de investimento de cada uma. Quase sempre o Google Ads e o Meta Ads são mais democráticos. Já as mais caras tendem a ser a Criteo, que pode exigir um investimento maior, o LinkedIn, que precisa de um público bem setado, e dependendo do volume, o custo pode ser alto.

Mas, vamos puxar o raciocínio do começo do texto de novo: primeiramente, quem você quer impactar?

Antes de decidir quais redes de anúncios usar, você deve saber se o seu público está nesse lugar. Afinal, não é muito estratégico eu anunciar meu software de vendas para empresas no Spotify Ads, concorda?

Cada canal tem suas especificações. O Google tem intenção mais clara e mais voltada à decisão de compra, já o Facebook impacta mais por desejo do que por necessidade. 

Nossa recomendação é que você teste a rede de anúncio que deseja durante, pelo menos, 30 dias. Porque o resultado nem sempre vem de uma hora pra outra e a plataforma precisa de um tempo de aprendizado

E, geralmente, a primeira abordagem nem sempre vai ser a que vai performar mais. 

Além disso, a ideia é sempre explorar mais de um canal de anúncio para se aprofundar no entendimento do comportamento do seu público-alvo, testando as suas argumentações, criativos e estratégias. 

Nosso conselho é que você não pense somente no fundo do funil. Explore as possibilidades de criar conexão com seu target em todas as etapas do funil e, consequentemente, terá muitas redes de anúncio para aproveitar e extrair resultados.

E não menos importante, analise os resultados continuamente para tomar decisões rápidas.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.

Barbara Campos e Mariana Sanches

Mariana escreve os conteúdos da Traktor e Barbara é Analista de Mídia e responsável pela parte técnica deste texto.