Você vai aprender a dominar a única métrica que faz você pagar menos por cada clique no Google Ads.

O Quality Score é a nota que o Google Ads atribui a cada palavra-chave da sua conta. Ou seja, cada palavra que você adiciona na sua conta recebe, depois de algum tempo sendo anunciada, uma nota que varia de 1 até 10.

Essa nota é utilizada na decisão de qual anúncio aparecerá em primeiro lugar na pesquisa de um usuário.

O Quality Score é uma das métricas mais complexas e profundas do Google Ads, por isso é um conceito também muito importante.

Tendo isso em mente, vamos começar a entender como aumentar o Quality Score da sua conta.

Como otimizar o seu Quality Score

Quando estamos gerindo uma conta de Google Ads, é normal não darmos a devida atenção para uma das métricas mais importantes: o Quality Score.

O Quality Score da sua conta está diretamente relacionado com o seu Impression Share e com o seu CPC (Custo por Clique), e por conta disso é necessário olhá-lo mais de perto.

O cálculo do Quality Score de uma palavra-chave é composto por 3 fatores:

  • CTR (Custo por Conversão) Esperada 
  • Relevância do Anúncio
  • Experiência na Landing Page

Porém cada um tem um peso diferente para a sua nota final.


Experiência na Landing Page  Relevância do anúncio Click Through Rate (CTR)
Acima da média 3.5 pontos  2 pontos  3.5 pontos
 Na média 1.75 pontos   1 ponto  1.75 pontos
Abaixo da média 0 pontos  0 pontos  0 pontos

A fórmula para a nota final é: 

1 + Landing Page Exp + Relevância de Anúncio + CTR Esperada

Em resumo, dos três fatores um deles tem um menor peso (Relevância do Anúncio), exatamente pelo fato de ser o mais simples de se alcançar e os outros dois (CTR Esperada e Experiência do Usuário) possuem um peso maior por serem mais complexos.

Os três fatores para otimizar o seu Quality Score

CTR Esperada

Essa métrica é o Google Ads sinalizando se a CTR para os anúncios daquela palavras-chave específica tem um número acima, abaixo ou na média em relação aos concorrentes aquele termo.

Dentro disso, o Google Ads não é nem um pouco específico a respeito de como a sua palavra-chave está dentro desses parâmetros. Isso significa que você saberá se está exatamente na média, um pouco abaixo, muito abaixo, mas nada muito preciso.

Por isso, a melhor forma de aumentar a sua nota é realizar testes de copy nos seus anúncios e torná-los mais atrativos para o usuário.

Uma forma secundária de elevar o CTR é ganhar espaço no topo absoluto da página, pois esses anúncios tendem a ter uma taxa de cliques maior. 

Mas é importante lembrar que essa ação demanda um aumento no investimento e pode não ser tão eficaz.

Relevância do Anúncio

A relevância de um anúncio para o Google Ads consiste em o quão próximo o texto do anúncio está da pesquisa realizada pelo usuário.

Nesse ponto, podemos observar como a estrutura da sua conta (link para blogpost sobre o tema) pode afetar muito toda a realidade da sua conta, pois caso a sua conta esteja em Skag é bem provável que você tenha essa métrica sinalizada como “acima da média” pelo Google.

Caso você não saiba o que é uma Skag, leia esse nosso texto em que explicamos a metodologia por completo.

E isso tende a acontecer porque deixar seus grupos de anúncio em Skags te dão a possibilidade de personalizar mais os anúncios que estão relacionados a uma palavras-chave. Por consequência, o texto do anúncio fica mais próximo da pesquisa do usuário.

Então, a melhor forma de otimizar essa métrica é repetir a palavra-chave da Skag em questão diversas vezes nas Headlines, nas Descrições e no Caminho dos seus anúncios.

Experiência na Landing Page

Esse tópico faz parte da vida de qualquer pessoa que faz anúncios no Google Ads ou em outras (link para diag?) mídias pagas, porém a experiência na Landing Page por si só é um tema muito vasto - o qual também vamos abordar em breve.

Por isso vamos apenas lembrar que a sua LP:

  • Precisa estar alinhada com a Palavra-Chave e com a pesquisa do usuário
  • Tem que ser amigável para o usuário
  • Carregar rápidamente
  • Ser clara na sua oferta
  • Manter o usuário mais tempo na página
  • Formulários apenas com os campos 100% necessários
  • Não deve possuir pontos de fuga na sua Landing Pages (sem Menu)
  • Coloquei Provas Sociais 

Você também pode se interessar: As 5 práticas de uma Landing Page que converte

Tendo esses princípios em mente você pode se aprofundar no mundo da Experiência do Usuário (UX) e CRO (Otimização de Conversão). Alguns links que podem te ajudar:

Nielsen Norman Group

Laws of UX

Conclusão

O Quality Score é, com certeza, uma das métricas mais importantes em uma conta de Google Ads. Mas é, ao mesmo tempo, uma das mais complexas.

Por isso, entender como ela é calculada e qual é a dinâmica entre as variáveis é vital para que você tenha um entendimento avançado do Google Ads.

Como lembrete rápido: o Quality Score é composto de 3 variáveis, a mais fácil de se otimizar é a “Relevância do Anúncio”, porém ela possui o menor peso dentre as 3.

Além disso, tenha um bom CTR nas suas palavras-chave. Isso não só traz um maior tráfego para o seu site, mas também faz você pagar menos por clique.

E, por último, ter um site otimizado, que leva em consideração as boas práticas de páginas web e SEO, é de extrema importância não apenas para a sua taxa de conversão final, mas também  para aumentar o seu Quality Score.

Quer entender como a Traktor pode ajudar a sua empresa a aumentar o Quality Score? Clique aqui.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.

João Angelo Baccarin

João Angelo é Analista de Mídia na Traktor e lidera o Traktor University.