Você vai aprender a dominar a única métrica que faz você pagar menos por cada clique no Google Ads.

O Quality Score é a nota que o Google Ads atribui a cada palavra-chave da sua conta. Ou seja, cada palavra que você adiciona na sua conta recebe, depois de algum tempo sendo anunciada, uma nota que varia de 1 até 10.

Essa nota é utilizada na decisão de qual anúncio aparecerá em primeiro lugar na pesquisa de um usuário.

O Quality Score é uma das métricas mais complexas e profundas do Google Ads, por isso é um conceito também muito importante.

Tendo isso em mente, vamos começar a entender como aumentar o Quality Score da sua conta.

Como otimizar o seu Quality Score

Quando estamos gerindo uma conta de Google Ads, é normal não darmos a devida atenção para uma das métricas mais importantes: o Quality Score.

O Quality Score da sua conta está diretamente relacionado com o seu Impression Share e com o seu CPC (Custo por Clique), e por conta disso é necessário olhá-lo mais de perto.

O cálculo do Quality Score de uma palavra-chave é composto por 3 fatores:

  • CTR (Custo por Conversão) Esperada 
  • Relevância do Anúncio
  • Experiência na Landing Page

Porém cada um tem um peso diferente para a sua nota final.


Experiência na Landing Page  Relevância do anúncio Click Through Rate (CTR)
Acima da média 3.5 pontos  2 pontos  3.5 pontos
 Na média 1.75 pontos   1 ponto  1.75 pontos
Abaixo da média 0 pontos  0 pontos  0 pontos

A fórmula para a nota final é: 

1 + Landing Page Exp + Relevância de Anúncio + CTR Esperada

Em resumo, dos três fatores um deles tem um menor peso (Relevância do Anúncio), exatamente pelo fato de ser o mais simples de se alcançar e os outros dois (CTR Esperada e Experiência do Usuário) possuem um peso maior por serem mais complexos.

Os três fatores para otimizar o seu Quality Score

CTR Esperada

Essa métrica é o Google Ads sinalizando se a CTR para os anúncios daquela palavras-chave específica tem um número acima, abaixo ou na média em relação aos concorrentes aquele termo.

Dentro disso, o Google Ads não é nem um pouco específico a respeito de como a sua palavra-chave está dentro desses parâmetros. Isso significa que você saberá se está exatamente na média, um pouco abaixo, muito abaixo, mas nada muito preciso.

Por isso, a melhor forma de aumentar a sua nota é realizar testes de copy nos seus anúncios e torná-los mais atrativos para o usuário.

Uma forma secundária de elevar o CTR é ganhar espaço no topo absoluto da página, pois esses anúncios tendem a ter uma taxa de cliques maior. 

Mas é importante lembrar que essa ação demanda um aumento no investimento e pode não ser tão eficaz.

Relevância do Anúncio

A relevância de um anúncio para o Google Ads consiste em o quão próximo o texto do anúncio está da pesquisa realizada pelo usuário.

Nesse ponto, podemos observar como a estrutura da sua conta pode afetar muito toda a realidade da sua conta, pois caso a sua conta esteja em Skag é bem provável que você tenha essa métrica sinalizada como “acima da média” pelo Google.

Caso você não saiba o que é uma Skag, leia esse nosso texto em que explicamos a metodologia por completo.

E isso tende a acontecer porque deixar seus grupos de anúncio em Skags te dão a possibilidade de personalizar mais os anúncios que estão relacionados a uma palavras-chave. Por consequência, o texto do anúncio fica mais próximo da pesquisa do usuário.

Então, a melhor forma de otimizar essa métrica é repetir a palavra-chave da Skag em questão diversas vezes nas Headlines, nas Descrições e no Caminho dos seus anúncios.

Experiência na Landing Page

Esse tópico faz parte da vida de qualquer pessoa que faz anúncios no Google Ads ou em outras mídias pagas, porém a experiência na Landing Page por si só é um tema muito vasto - o qual também vamos abordar em breve.

Por isso vamos apenas lembrar que a sua LP:

  • Precisa estar alinhada com a Palavra-Chave e com a pesquisa do usuário
  • Tem que ser amigável para o usuário
  • Carregar rápidamente
  • Ser clara na sua oferta
  • Manter o usuário mais tempo na página
  • Formulários apenas com os campos 100% necessários
  • Não deve possuir pontos de fuga na sua Landing Pages (sem Menu)
  • Coloquei Provas Sociais 

Você também pode se interessar: As 5 práticas de uma Landing Page que converte

Tendo esses princípios em mente você pode se aprofundar no mundo da Experiência do Usuário (UX) e CRO (Otimização de Conversão). Alguns links que podem te ajudar:

Nielsen Norman Group

Laws of UX

Conclusão

O Quality Score é, com certeza, uma das métricas mais importantes em uma conta de Google Ads. Mas é, ao mesmo tempo, uma das mais complexas.

Por isso, entender como ela é calculada e qual é a dinâmica entre as variáveis é vital para que você tenha um entendimento avançado do Google Ads.

Como lembrete rápido: o Quality Score é composto de 3 variáveis, a mais fácil de se otimizar é a “Relevância do Anúncio”, porém ela possui o menor peso dentre as 3.

Além disso, tenha um bom CTR nas suas palavras-chave. Isso não só traz um maior tráfego para o seu site, mas também faz você pagar menos por clique.

E, por último, ter um site otimizado, que leva em consideração as boas práticas de páginas web e SEO, é de extrema importância não apenas para a sua taxa de conversão final, mas também  para aumentar o seu Quality Score.

Quer entender como a Traktor pode ajudar a sua empresa a aumentar o Quality Score? Clique aqui.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.

João Angelo Baccarin

João Angelo é Analista de Mídia na Traktor e lidera o Traktor University.