Que o Google Ads é uma das plataformas mais usadas pelos negócios não é novidade, mas dentre os seus 8 tipos de campanhas, você realmente sabe qual delas usar?

O Google vem fazendo constantemente otimizações nas campanhas que oferece aos anunciantes, possibilitando uma maior assertividade e coerência de acordo com as estratégias de cada empresa.

Neste texto, você vai descobrir que negócios funcionam mais para cada tipo de campanha, além de conhecer melhor sobre elas.

Para início de conversa, temos atualmente os seguintes tipos de campanha no Google Ads que você pode selecionar ao criá-la:

  • Campanhas de pesquisa
  • Campanhas Performance Max 
  • Rede de display
  • Shopping
  • Vídeo
  • App
  • Smart
  • Discovery

Na sequência, vamos explicar o que são cada uma delas, seus objetivos e para quem funciona melhor.

Bônus: ao final do texto elaboramos uma dica PRO sobre campanhas de Search!

Partiu?

Campanhas de pesquisa

As campanhas de Search ou de pesquisa são as mais populares e tem um único propósito: mostrar seu anúncio para usuários que pesquisam pelos seus termos.

São anúncios de texto que aparecem logo que uma busca é realizada e fazem muito sentido quando o objetivo é conversão. 

Além disso, é relativamente fácil criar uma campanha de pesquisa, já que o anúncio em si não envolve criativos como nas campanhas de display, por exemplo. 

Com esse tipo de campanha, você consegue:

  • Aumentar o tráfego para a página de destino;
  • Converter leads qualificados;
  • Gerar mais vendas.

Você também pode se beneficiar de um bom posicionamento da sua marca, ainda que existam outros tipos de campanha que entregam melhor essa proposta.

Ideal para fundo de funil

A nível de cenário ideal, as campanhas de pesquisa são ótimas quando os usuários já conhecem o seu produto/serviço e tem uma intenção clara de tomar uma ação.

Por exemplo, quem pesquisa por “fita 3M” deseja, provavelmente, comprar este produto. 

E até em negócios B2B, como SaaS, podem - e devem - se beneficiar desse tipo de campanha.

Leia também: Mídia paga para SaaS: quando usar cada tipo de canal para ter sucesso

Campanhas Performance Max

A Performance Max é a mais recente campanha do Google Ads, e procura otimizar seus resultados em todos os canais do Google com apenas uma campanha

Ah, e é importante citar que, atualmente, as campanhas locais eram um tipo de campanha que agora passa a ser parte da Performance Max. 

O truque aqui é que você pode alcançar seu público-alvo com mais chances de conversão em outros canais, como no Display, Maps, YouTube, e por aí vai

E isso tudo com a criação de somente uma campanha. Ou seja, é um tipo de campanha automatizada, na qual o Google Ads faz otimizações em tempo real utilizando lances inteligentes.

Com essa tipo de campanha, é possível:

  • Impactar públicos potenciais em outros canais;
  • Atuar de forma menos manual na campanha;
  • Aumentar a performance dos anúncios de acordo com seu objetivo de campanha.

Pode-se dizer que a Performance Max é o futuro do Google, cuja inteligência artificial será protagonista das otimizações que em outras campanhas ainda temos que fazer à mão.

Fit principalmente com e-commerce

Como o Google trabalha bem com dados de compras e os e-commerces têm tais dados de venda direta bem precisos, essa é uma combinação que faz muito sentido

Com a Performance Max, você consegue integrar o e-commerce com a conta do Google através do Merchant Center, um espaço onde você insere as informações e produtos da sua loja virtual, permitindo que fiquem disponíveis para seus clientes quando eles a buscam em um serviço Google - como a barra de pesquisa.

No Merchant Center, é possível configurar todas as métricas que você deseja analisar, e a Performance Max consegue otimizá-las de acordo com o seu objetivo de campanha

Então, esse tipo de campanha funciona bem para comportamentos de compra que são menos complexos, como o e-commerce, que como dito anteriormente possui dados de compras precisos onde a Performance Max consegue atuar bem.

Campanhas de rede de display

A rede de display permite que seus anúncios sejam exibidos com criativos, como banners, em sites e páginas que possuem um conteúdo que conversa com seu público-alvo e seu objetivo de campanha. 

Com essa campanha, você pode:

  • Aumentar suas conversões;
  • Ampliar o alcance da sua marca;
  • Ampliar o reconhecimento da sua marca;
  • Levar tráfego à sua página de destino.

Além disso, você pode obter dados dos usuários impactados pelos anúncios.

Melhor performance é em retargeting para e-commerce

A rede de display é interessante para reimpactar pessoas que já viram seus produtos, proporcionando a elas uma nova chance de comprar do seu e-commerce.

Mais uma vez, o e-commerce é o negócio que mais se beneficia desse tipo de campanha.

Anúncios em display podem ser relevantes para retargeting de Lead-Gen, porém é menos provável que performe tão bem quanto em e-commerces

A não ser que a proposta de valor seja muito simples de assimilar, - isto é, a jornada do cliente não é complexa. Do contrário, dificilmente o usuário converte com esse tipo de campanha, ainda mais se a conversão é venda, ou seja, fundo de funil.

 

Campanhas de shopping

O shopping é um tipo de campanha que possibilita a apresentação dos seus produtos assim que o usuários faz uma busca pelos seus termos, aparecendo tanto na aba de Todos quanto na aba Shopping.

Assim é quando você pesquisa por “tênis azul” e diversos modelos de tênis com preço aparecem na busca. E, se você clicar na aba Shopping, alguns anúncios de tênis também aparecem.

O próprio Google entende esse tipo de campanha como sendo ideal para varejistas, porque funciona mesmo como um catálogo virtual para os e-commerces.

Portanto, o Shopping é ideal para:

  • Aumentar as vendas de produtos;
  • Anunciar promoções;
  • Promover o marketing de varejo do seu e-commerce.

Principal tipo de campanhas de e-commerces 

Para empresas que têm loja online, o Shopping é o primeiro tipo de campanha que elas buscam.

E para empresas que também possuem loja física, é recomendada essa campanha, já que elas podem exibir seu inventário disponível fisicamente ou estimular suas vendas offline com promoções exclusivas.

Com relação à Performance Max, a principal diferença é que esta dá estímulo a mais para buscas em outros canais, ampliando a exposição dos produtos ao público-alvo, enquanto que o Shopping estimula esses anúncios somente na rede de pesquisa e em sua aba.

Campanhas de vídeo 

As campanhas de vídeo incluem os anúncios expostos no YouTube e na Web, impactando a sua audiência de uma forma mais dinâmica.

Falando do YouTube, existem alguns formatos para você saber qual deles funciona mais para você, como anúncios puláveis e os não puláveis.

De qualquer forma, o primeiro passo é descobrir se faz sentido mesmo você investir no YouTube. Se você quer ter essas respostas, dá uma olhadinha aqui: Vale a pena investir em Youtube Ads? Te contamos as vantagens, quanto custa e mais!

As vantagens desse tipo de campanha são:

  • Reconhecimento e consideração de marca;
  • Estimular conversões;
  • Alcançar uma maior parcela do seu público-alvo.

Assim como nas campanhas de display, você também pode obter dados dos usuários impactados pelos anúncios em vídeo.

Vídeos são ótimos para gerar interesse

No geral, as campanhas em vídeo são boas para serviços, porque você tem a oportunidade de demonstrar o valor da solução - que é mais intangível - de uma forma mais clara ao seu potencial cliente. Além disso, você tem mais tempo para chamar atenção da sua audiência.

É importante, contudo, ressaltar que essa não é uma campanha de altíssima conversão. Ainda assim, é interessante para gerar interesse.

Serve bem a produtos inovadores e complexos, até porque essa campanha consegue destinar os anúncios com base no interesse do público e segmentar bastante.

Campanhas de App

As campanhas de app são anúncios que estimulam o usuário a interagir com o seu aplicativo, utilizando as informações do seu app para otimizar de forma automática os anúncios do Google Play, da rede de pesquisa Google, de aplicativos, de sites, e outros canais.

Com esse tipo de campanha, você pode:

  • Aumentar a interação da sua audiência com seu app;
  • Promover o seu app;
  • Trabalhar com uma estratégia multicanal para exibição dos anúncios do app.

Outro ponto positivo de usar campanhas de app é que são fáceis de configurar e gerir o andamento dos anúncios.

Excelente para anúncios que são topo de funil

Campanhas focadas em topo de funil fazem muito sentido para este tipo de campanha, e melhor ainda se o seu negócio tem o app como principal canal de comunicação.

Campanhas de app são boas para quando você deseja que os leads façam mais download do aplicativo, mesmo que isso não garanta que os usuários vão utilizá-lo de fato.

Um caminho que pode ser feito para tornar esse tipo de campanha mais eficiente é trabalhar com campanhas de vídeo ou display para obter um bom brand awareness e, depois, usar as campanhas de app para incentivar download e demais interações.

Campanhas smart

As campanhas smart atuam com certa automação para otimizar seus anúncios em tempo e dinheiro, encontrando a segmentação mais adequada para você. Funciona de forma similar a Performance Max nesse ponto de ser automatizada.

Na verdade, essa inteligência das campanhas smart já estão vindo em todas as campanhas de forma automática em contas mais recentes.

As vantagens de utilizar essas campanhas são:

  • Configurações automáticas direcionadas aos seus objetivos;
  • Aumento de conversões;
  • Otimização de anúncios e segmentação feita pelo Google.

Bom para a maioria dos negócios

Essa campanha irá se adaptar aos seus objetivos de campanha, agindo de forma automática para que seus anúncios cheguem às pessoas certas.

Por esse motivo, é um tipo de campanha que funciona para a maioria dos negócios, seja B2B ou B2C.

Só realmente não funciona muito bem para conversões de produtos/serviços que ainda não são conhecidos no mercado e, portanto, não tem procura, ou para negócios que ainda estão em fase de validação.

Campanhas discovery

As campanhas discovery permitem que mais pessoas descubram a sua marca, pois, com apenas uma campanha, você pode alcançar a sua audiência em diferentes canais de acordo com a intenção desses usuários e seu público-alvo.

Então, você tem em uma única campanha o alcance potencializado de usuários ideais para a sua empresa, aparecendo no feed da página inicial das redes, na seção de “assistir a seguir” do YouTube, em páginas específicas do Gmail, etc.

Com essa campanha você pode:

  • Descobrir novos usuários em novos canais;
  • Aumentar o engajamento dos usuários com anúncios personalizados e com alto apelo visual;
  • Alcançar da audiência em grande escala.

Você ainda pode utilizar estratégias de lance para incrementar a performance da sua campanha.

Bom para negócios com cliente mais tradicional

A campanha discovery, embora tenha como objetivo o alcance em grande escala de novos usuários e engajamento da audiência, é mais relevante para pessoas que utilizam mais o Gmail e até que compram por este canal

Sendo assim, recomendamos que avalie bem o seu público e entenda quais canais ele mais usa. Se seu cliente for mais tradicional, pouco digital e mais frequente no Gmail, pode ser uma campanha muito interessante.

Dica PRO para Search: Cuidado com as search intents 

Quando fazemos uma pesquisa de palavras-chave para relacionar aos anúncios, é comum acreditar que algumas palavras são ideias para os usuários-alvo e apostar com tudo nelas.

Você vai gostar também: Como fazer o seu Planejamento de Palavras-Chave no Google Ads em 3 passos

Porém, falando de campanhas de pesquisa - Search -, é preciso se atentar não só com os termos, mas também com a intenção de busca do usuário.

Pensa assim: um problema que a Traktor resolve é a geração de leads qualificados através da mídia paga, mas a palavra-chave “geração de leads qualificados” tem uma intenção de busca que não engloba agência de marketing, e sim soluções outbound.

Ou seja, quando o usuário for buscar por um termo, ele deve encontrar o que procura e, se não for a sua empresa, você estará gastando com palavras-chave que não performam.

Para saber se as suas palavras-chave tem a intenção de busca coerente com o que a sua empresa entrega, uma boa prática é checar na busca do Google quais resultados ele oferece para determinada palavra-chave.

Assim, você consegue saber se o seu usuário vai chegar até você ou não através daquele termo. Por vezes, você pode descobrir que apostar em palavras-chave mais genéricas é melhor dependendo da intenção de busca.

O Google sempre vai priorizar a experiência do usuário - e você deve fazer o mesmo. Com isso, o lead encontra você, sua performance aumenta e aí todo mundo sai ganhando.

Conclusão

Uma conclusão que podemos tirar só lendo este conteúdo é que a maior parte das campanhas do Google privilegiam e-commerces

É claro que tem muito espaço e oportunidade para quase todos os tipos de negócio. O que irá determinar o sucesso ou não das campanhas não é só escolher o tipo mais adequado à natureza da empresa, mas também considerar variáveis como: a sua estratégia, seus objetivos com aquela campanha, etc.

Caso você precise definir - ou redefinir - a sua estratégia em mídia paga para trabalhar da melhor forma os leads no seu funil de vendas, chame a Traktor para conversar.

Antes de ir embora

Gostou desse conteúdo e quer nos ajudar a compartilhar mais conhecimento? Compartilhe esse texto!

Nós queremos ajudar empresas a obterem mais sucesso com seus anúncios pagos a partir de decisões mais inteligentes e sua ajuda é muito importante para nós.

Se você trabalha com Mídia Paga e quer conhecer mais sobre a Traktor, ficaremos felizes em conversar com você! Conheça nossas vagas disponíveis.

Está precisando de uma ajuda com suas mídias? Converse com nosso consultor e receba um Diagnóstico de Mídia para a sua empresa.

Vinicius Frigotto e Mariana Sanches

Mariana escreve os conteúdos da Traktor, Frigotto é coordenador de marketing na Traktor e responsáveis pela parte técnica deste texto.